segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA NO CONCELHO DA FIGUEIRA DA FOZ – ÉDITO


A Figueira da Foz é uma cidade, reconhecidamente, com fortes tradições liberais e republicanas. Esse espírito puro (e idealista) acompanhou os "sucessos e insucessos da causa liberal", deixando vestígios esperançosos e vibrantes; travou curiosas e abnegadas lutas políticas e sociais durante o rotativismo, animando a vida local; manifestou-se patrioticamente contra o "insultante" ultimatum inglês, em vibrante clamor; aclamou a implantação da República e, justamente, (re)organizou-se luminosamente sob o manto dos "generosos" ideais republicanos; protestou "energicamente", em defesa da liberdade, contra as consequências resultantes do golpe militar de 28 de Maio de 1926; envolveu-se na tentativa revolucionária de Fevereiro de 1927 de oposição à ditadura; resistiu e conspirou durante o Salazarismo, pela pátria afrontada.

Uma plêiade notável de homens e mulheres foram os obreiros dessas fortes convicções liberais, republicanas e democráticas. Pessoas e colectividades, a imprensa local, grupos e cidadãos, com entusiasmo e desassombro, trabalharam em prol do bem comum e da emancipação do povo figueirense. O espírito e alma republicana, sob o lema liberdade, igualdade e fraternidade, fazem parte, exaltantemente, do álbum das memórias figueirenses. Por isso, esse ideário republicano tem de ser evocado. Deve ser reivindicado. Tem de ser honrado.

No ciclo das comemorações do Centenário da República, que agora decorre, é tempo de reclamar a ideia da República e exaltar a sua herança. O legado republicano é uma missão que exige uma recordação condigna da sua própria grandeza. Por isso, correspondendo ao apelo da Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República, um grupo de cidadãos da Figueira da Foz, republicanos e democratas, em harmonia com os objectivos gerais das Comemorações, visa constituir uma Comissão Cívica da Figueira da Foz para as Comemorações do Centenário da República.

Essa Comissão Cívica terá como objectivo dinamizar - com as instituições, colectividades, associações e cidadãos que adiram a este projecto - um conjunto de iniciativas culturais diversificadas a nível concelhio, em ordem a contribuir para homenagear pessoas e instituições, contribuir para uma maior mobilização e participação da sociedade civil nas comemorações do Centenário, dando assim uma maior visibilidade dos objectivos pretendidos pela Comissão Nacional, especialmente junto das gerações mais jovens.

Este blog ou espaço conversável será, doravante, a pedra inicial que desvela essa pretensão e pretende animar este reencontro antiquíssimo com a nossa história local. Assim, convidamo-lo a aderir a essa futura Comissão Cívica, a divulgar este nosso apelo e a participar por uma República melhor.

Saúde e Fraternidade

J.M.M.

2 comentários:

Anónimo disse...

Saudações cordiais e felicitações pela vossa iniciativa.
LBC

100 Anos da Republica disse...

Grato pela atenção, carissimo dr. Espera-se que nos de o prazer do seu estimavel contributo.

JMM